Trabalho Final de Graduação - TFG

O Trabalho Final de Graduação (TFG) é parte integrante das disciplinas obrigatórias do Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Agronômica do CCA-UFSCar.

O TFG constitui–se em um trabalho acadêmico de produção orientada, que sintetiza e integra saberes/competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) adquiridos durante o curso, e deve propiciar aos estudantes de graduação a oportunidade de reflexão, análise, crítica, experimentação, articulação entre teoria e prática, aplicação ou geração de conhecimento, resguardando o nível adequado de autonomia intelectual para essa etapa de formação.

Só podem realizar o TFG os alunos que tiverem integralizado ao menos 192 créditos da grade curricular da Engenharia Agronômica.

Para se matricular em TFG, o aluno deverá procurar um docente orientador UFSCar em média um mês antes da finalização do semestre em andamento para inscrição no semestre subsequente, e solicitar a abertura de uma turma, após a abertura da turma, feita pela chefia do departamento do referido docente orientador UFSCar, o aluno deverá solicitar ao docente orientador UFSCar o código e letra da turma, para que possa se inscrever quando do início do calendário para inscrições em atividades curriculares.

Para mais informações, acesse o regulamento (.pdf 68KB) e Modelo de regra e formatação para TFG (.docx 390KB)

Formulários

Os formulários deverão ser preenchidos e enviados à coordenação de curso por e-mail (ccea@ufscar.br) de acordo com as datas determinadas, e que serão apontadas por e-mail em todo início de semestre.